Como Perder Peso com uma Dieta Low Carb
Você está procurando uma maneira de perder peso que não exija que você conte calorias ou desista de seus alimentos favoritos? Uma dieta low carb pode ser a solução para você! As dietas com baixo teor de carboidratos tornaram-se cada vez mais populares nos últimos anos, pois oferecem uma maneira eficaz de perder peso sem comprometer o sabor.
Nesta postagem do blog, explicaremos o que é uma dieta baixa em carboidratos e como ela pode ajudá-lo a atingir suas metas de perda de peso. Também forneceremos dicas e truques sobre como iniciar e manter uma dieta baixa em carboidratos, além de discutir alguns dos benefícios e possíveis desvantagens desse plano de dieta.
O que é uma Dieta Low Carb?
Uma dieta baixa em carboidratos é uma maneira de comer em que você reduz a ingestão de alimentos ricos em carboidratos, como pão, macarrão e tapioca, e aumenta a ingestão de proteínas e gorduras de alta qualidade, como azeite, nozes e abacate.
O que torna essa dieta uma opção saudável para a perda de peso é a introdução de mais vegetais com baixo teor de carboidratos e ricos em fibras, como chuchu, espinafre ou abobrinha, e o aumento de alimentos ricos em proteínas, como peixes, ovos, ou tipos de carnes magras e gorduras boas que ajudam a reduzir o apetite.
Embora uma dieta pobre em carboidratos seja uma boa escolha alimentar para muitas pessoas, é ideal consultar um nutricionista que possa criar um cardápio com base nas necessidades individuais.
Como fazer uma dieta Low Carb
Para seguir uma dieta pobre em carboidratos, você deve remover carboidratos simples, como açúcar, farinha de trigo branca, refrigerantes e doces de sua dieta. Dependendo da quantidade de carboidratos em sua dieta, você também pode precisar limitar a ingestão de certos carboidratos complexos, como pão, aveia, arroz ou macarrão.
Em uma dieta "normal", consuma em média 250 gramas de carboidratos por dia. Em uma dieta baixa em carboidratos, tente consumir menos de 130 gramas de carboidratos por dia. Uma vez que o corpo se acostuma com muitos carboidratos, ele deve ser gradualmente introduzido em uma dieta pobre em carboidratos para que o corpo se acostume e não sinta sintomas como dores de cabeça, tonturas ou alterações de humor.
É importante fazer 3 refeições principais e 2 lanches para poder comer mais vezes, mas em menor quantidade ao longo do dia, o que pode ajudar a diminuir a fome.
O café da manhã e os lanches devem incluir ovos, queijos, castanhas, abacate e coco, por exemplo. Já o almoço e o jantar, devem ser ricos em salada crua ou cozida, proteína e azeite, podendo ter apenas um pouco de carboidratos. Veja receitas de lanches low carb.
Benefícios para a saúde
Uma dieta pobre em carboidratos pode fornecer muitos benefícios à saúde, como:
- Controlar a fome, pois o aumento do consumo de proteínas, fibras e gorduras promove sensação de saciedade por mais tempo;
- Diminuir os níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue e aumentar o bom colesterol HDL, reduzindo o risco de doenças cardiovasculares;
- Ajuda a controlar o diabetes, pois regula os níveis de açúcar no sangue;
- Melhorar o funcionamento intestinal por se tratar de uma dieta rica em fibras;
- Facilita a perda de peso devido à redução das calorias totais e ao aumento da quantidade de fibras na dieta;
- Combate a retenção de líquidos, pois é uma dieta rica em água e minerais como potássio e magnésio que aumenta a produção de urina e elimina o excesso de líquido que se acumula no corpo.
É fundamental o acompanhamento de um nutricionista para seguir esse padrão alimentar, pois a quantidade e a qualidade dos carboidratos em uma dieta low carb variam de pessoa para pessoa.
Como Seguir uma Dieta Low Carb
Como fazer uma dieta baixa em carboidratos: por onde começar
Muitas pessoas desistem de começar uma dieta por acharem que é uma abordagem complicada. No entanto, é importante não se apegar às milhões de regras que você encontrará por aí. Portanto, mantenha-o simples e básico com estas dicas:
Passo 1: corte açúcar, derivados de farinha branca e alimentos industrializados;
Passo 2 : Em seguida, retire os grãos, inclusive o arroz e o feijão – acredite, eles não vão ficar de fora;
Passo 3: Então, evite raízes (ou tubérculos), principalmente se você for diabético, resistente à insulina ou estiver tentando perder peso;
Passo 4: Em seguida, escolha comida de verdade;
Passo 5: Em segundo lugar, não coma óleo extraído de sementes (soja, milho, canola, etc.);
Passo 6: Finalmente, dissipe seus medos sobre gorduras naturais em sua comida. Sim, não apenas comer carne gordurosa como frango com pele.
Você Também Pode Gostar: Receitas de Sopas Para Secar No Verão!
Por que funciona?
Contudo, o efeito mais famoso da low-carb é o emagrecimento. Isso acontece porque, quando não há tanto açúcar disponível (a glicose derivada dos carboidratos), o organismo passa a queimar a gordura armazenada para gerar energia e manter todos os seus processos em funcionamento, levando à perda de peso.Além disso, reduzir o consumo de carboidratos evita os picos de insulina, um hormônio liberado pelo pâncreas que faz com que as moléculas de glicose do sangue entrem nas células. Em consequência, também são diminuídos os efeitos secundários da insulina – como o acúmulo de gordura na região abdominal e a fome logo após as refeições –, mais um fator que contribui para o emagrecimento.
Alimentos a evitar em uma dieta baixa em carboidratos
Em uma dieta pobre em carboidratos, é importante evitar alimentos ricos em carboidratos porque eles podem prejudicar a dieta. Alguns exemplos dos tipos de alimentos que devem ser evitados são:
- Confeitaria: açúcar, refrigerantes, sucos de frutas, sorvetes, geleias, bolos e tortas;
- Farinha: trigo, cevada ou centeio, encontrados em alimentos como pão, panquecas, biscoitos e torradas;
- Frutos secos: passas, damascos, ameixas.
Além disso, bebidas alcoólicas, linguiças e alimentos gordurosos como pizza, margarina, linguiça, batata frita e bacon, bem como bebidas alcoólicas precisam ser excluídos da dieta.
Uma dica importante para manter uma dieta pobre em carboidratos é evitar todos os tipos de alimentos processados, pois geralmente contêm altas concentrações de carboidratos.
Você Também Pode Gostar: Dos Nossos E-Book Grátis!
Exemplo de Plano de Refeições
Sugestão de cardápio para dieta low carb
Dia 1
Café da manhã:
Lanche da manhã:
Almoço:
Lanche da tarde:
Jantar:
Ceia:
Dia 2
Café da manhã:
Lanche da manhã:
Almoço:
Lanche da tarde:
Jantar:
Ceia:
Dia 3
Café da manhã:
Lanche da manhã:
Almoço:
Lanche da tarde:
Jantar:
Ceia:
Dia 4 (30% de carboidratos)
Café da manhã:
Lanche da manhã:
Almoço:
Lanche da tarde:
Ceia:
Dia 5 (25% de carboidrato)
Café da manhã:
Lanche da manhã:
Almoço:
Lanche da tarde:
Jantar:
Ceia:
Receitas low carb
1. Sopa de chuchu low carb
- 1 talo grande de alho-poró picado;
- 1 col (chá) de azeite;
- 2 chuchus picados;
- Sal e temperos a gosto.
2. Sopa low carb de abóbora com gengibre
- 500g de abóbora cortada em cubos;
- 2 pedaços médios de gengibre;
- Óleo de coco ou azeite;
- 1 cebola;
- Louro e tomilho;
- 2 col (sobremesa) de noz-moscada;
- Sal e pimenta do reino.
3. Macarrão de abobrinha
- 1 abobrinha pequena cortada em tiras fininhas;
- 1 colher de chá de óleo de coco ou azeite;
- Sal marinho e pimenta do reino a gosto;
4. Tortilha de espinafres
- 550 g de folhas de espinafre ou acelga;
- 4 claras de ovo ligeiramente batidas;
- ½ cebola picada;
- 1 colher de cebolinha picada;
- 1 pitada de sal e pimenta;
- 1 colher de chá de azeite.
5. Tomates-cereja recheados
- 400 g de tomates-cereja (cerca de 24 unidades);
- 8 colheres (150 g) de queijo ricota;
- 2 colheres de azeite;
- 1 dente de alho amassado;
- Sal e pimenta branca a gosto;
- 6 folhas de manjericão.
6. Gelatina de morango e frutas
- ½ xícara de morangos cortados;
- ¼ de maçã picada;
- ¼ de pera picada;
- 1 xícara de água quente;
- 1 sachê de gelatina de morango em pó s/ açúcar;
- ½ xícara de água fria.



.jpg)






Nenhum comentário:
Postar um comentário